Desenvolvimento Socioambiental

Mais do que um conceito, responsabilidade socioambiental é uma postura. É adotar, individual ou coletivamente, práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Atentas a isso, algumas empresas têm apostado em práticas para um desenvolvimento sustentável. Pode ser um apoio a um projeto social, uma política de redução de resíduos, reutilização de recursos naturais. Os exemplos são muitos e devem ser multiplicados

A ideia é que empresas e poder público criem estratégias de desenvolvimento econômico em sintonia com as demandas e questões sociais, utilizando, de forma consciente, os recursos disponíveis no meio ambiente. Uma forma de usufruir o presente sem comprometer a vida das gerações futuras.

Responsabilidade socioambiental abrange vários aspectos: social, ambiental, cultural, econômico, todos interligados. É importante que o conceito seja difundido em empresas, escolas, comunidades. Multiplicar os bons exemplos ajuda a desmistificar a ideia de que não há saída. O desequilíbrio social e ambiental é sim, motivo de preocupação. Mas há casos reais que mostram as tendências de reversão, conscientização e responsabilidade pelo planeta e sua sustentabilidade.

Metodologia utilizada:

Palestra, Curso, Seminário, Dia de Campo.

Recuperação e preservação de nascentes

Conservação do Solo

Mata Ciliar

Manejo de Água

APP

Reserva Legal

Pagamentos Ambientais

Organização do Quadro Social